Você, leitor, anda vendo por aí alguma carteira de identidade diferente? Já está pensando que o novo modelo implementado pelo governo federal está em circulação em Minas Gerais? A resposta é não!

Apesar de muitas pessoas acreditarem que já estão com o novo documento, ele é, na verdade, a carteira de identidade de Minas Gerais, criada há cerca de um mês pela Polícia Civil do estado.

De acordo com a instituição mineira, esse modelo pode ser feito em qualquer Unidade de Atendimento Integrado (UAI) das cidades e, diferente do modelo tradicional/antigo, o cidadão não precisa levar foto impressa 3×4 e sujar o dedo para anexar as impressões digitais no documento.

A carteira é feita digitalmente, entregue na casa do cidadão e é válida em todo o país.

Já o novo modelo nacional entrará em circulação a partir de agosto.

Com o novo documento, Minas Gerais terá três modelos em circulação: o antigo (tradicional), o estadual (cartão) e a carteira de identidade nacional (emitida a partir do CPF).

O primeiro estado a emitir o chamado “novo RG” é o Rio Grande do Sul. A emissão começou nesta terça-feira (26).

A Polícia Civil reforça que quem tiver a identidade antiga (tradicional) ou a estadual não precisa, necessariamente, emitir a nova identidade nacional. A troca só será exigida caso a foto esteja muito antiga ou o documento muito danificado.

Novo modelo de identidade

O governo federal anunciou, em fevereiro, um novo modelo de carteira de identidade para o Brasil. O objetivo é unificar o número do documento em todas as unidades da federação por meio do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Fonte: G1

Comentários
COMPATILHAR: