O ex-atacante italiano Gianluca Vialli faleceu nesta sexta-feira (6), aos 58 anos, em decorrência a um câncer de pâncreas. Ele vinha lutando contra a doença desde 2017 e chegou a dizer que havia se curado em 2020, porém, um ano depois a doença voltou.

A Federação Italiana de Futebol estabeleceu um minuto de silêncio antes dos jogos do campeonato no fim de semana e lamentou a morte do ex-jogador, que fez história com a camisa da Sampdoria, da seleção e do Chelsea, da Inglaterra.

“Esperava até os segundos finais que outro milagre acontecesse, mas me consola o que ele deu ao futebol na Itália e à camisa da Azzurra, e que sempre será lembrado. Gianluca foi uma pessoa maravilhosa e vai deixar um grande vazio na seleção e em todos que conheceram suas extraordinárias qualidades humanas”, publicou Gabriele Gravina, presidente da federação.

Pela Itália, Gianluca jogou as Copas do Mundo de 1986 e 1990, e a Eurocopa de 1988. Foram 59 partidas e 16 gols. Já pela Sampdoria, time que chegou em 1984 e ficou por oito temporadas, conquistou um título da liga, três Copas da Itália (Coppa Italia), uma Supercopa da Itália e uma Copa da UEFA Copa dos Vencedores, além de jogar na final da Copa da Europa contra o Barcelona em Wembley (em 1991, ele foi o artilheiro da Série A).

Pelas redes sociais, a equipe prestou homenagem ao artilheiro. “E porque, apesar de tudo, nossa bela estação está destinada a nunca acabar. Continuará brilhando naquele céu circundado de azul no qual você, Luca, assinou para sempre. “Para quem?”. “Para nós!” escreveu .

Já o Chelsea trocou o tradicional azul e branco do escudo pelo preto em forma de carinho e respeito pelo ex-jogador. “Seu impacto como jogador, treinador e, mais importante, como pessoa, ficará para sempre escrito na história do nosso clube. Enviamos nossas mais sinceras e profundas condolências à sua família e amigos”, publicou

Em 2015, Vialli entrou no “Hall da Fama” do Futebol italiano, no mesmo dia que o amigo íntimo Roberto Mancini, atual técnico da seleção italiana.

Fonte: Hoje em Dia

COMPATILHAR: