O Ministério Público realizou, na tarde desta sexta-feira (21), uma audiência para tratar do assunto ?pagamento de passaginhas? para alunos que residem nos bairros Cidade Nova, Coronel Balbino, São Cristóvão, Geraldo Veloso, Ércio Rocha e Vila Nova, e que estudam em escolas distantes daqueles bairros.
A audiência foi presidida pela Dra. Clarissa Gobbo dos Santos, Curadora da Infância e Juventude e contou com a presença do secretário de Educação, Geraldo Reginaldo, acompanhado dos auxiliares Rose e Djalma, dos vereadores Cabo Cunha, Juarez Carvalho, Luciano Duque, Mauro César, Pastor Manoel, do jornalista Paulo Coelho, de duas representantes das comunidades envolvidas e do advogado da Câmara, Dr. Antônio Monteiro.
A reunião que durou cerca de 3 horas foi palco de acirrados debates, protagonizados pelo vereador Cabo Cunha e pelo secretário Geraldo Reginaldo, que obviamente defendiam posições diametralmente antagônicas. Cunha insistia no cumprimento do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), cobrando transporte integral para todos os estudantes e o secretário, defendia a tese de que a responsabilidade segundo a lei maior que rege as questões da Educação, tem que ser dividida entre os entes federativos ? União, Estado e município, que determina as atribuições de acordo com a seriação escolar e a idade cronológica dos estudantes.
A promotora, como era de se esperar, demonstrando muita serenidade, profundo conhecimento da matéria e esbanjando experiência na condução de reuniões daquele tipo, deu prosseguimento aos trabalhos com a necessária firmeza. Mostrou a todos que, se preciso for, aplicará no momento oportuno os ?remédios legais? e os fez entender que o melhor, no momento, seria mesmo a busca de um entendimento entre as partes envolvidas para se viabilizar a busca de soluções mais práticas e razoáveis que viessem a garantir o interesse maior ? manutenção dos jovens na escola ?. O importante é que este objetivo não venha a ser atropelado pela demora que uma eventual judicialização do caso, possa acarretar.
A próxima reunião ficou agendada para a próxima sexta-feira (28).

COMPATILHAR: