O que aconteceu no início de 2020 em Minas Gerais é efeito direto das mudanças climáticas percebidas no mundo todo, aponta estudo feito em uma parceria entre a Universidade de Oxford, no Reino Unido, e pesquisadores brasileiros.

O aquecimento global, provocado pela elevação da emissão de gases de efeito estufa, aumentou em 70% a possibilidade de acontecerem chuvas muito acima do esperado.

A pesquisa, publicada neste mês na revista científica “Resiliência Climática e Sustentabilidade”, detalha bem a causa e a consequência da ‘chuvarada’ que assustou tanto a população mineira no princípio do ano passado. O estudo avaliou a influência das mudanças do clima nas chuvas que devastaram Minas.

“Os carros, a indústria, o desmatamento da Amazônia, tudo isso emite gases para a atmosfera que fazem uma barreira que provocam um maior aquecimento que fica contido”, explica Ricardo Dalagnol, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Janeiro de 2020 foi o mais chuvoso da história de Belo Horizonte. Foram muitos os estragos na capital e em outras cidades, além de dezenas de mortes. Boa parte do estrago é, segundo os pesquisadores, consequência das alterações no clima provocadas por vários motivos.

O estudo também mostra os estragos em outras regiões do estado, como Vale do Rio Doce e Zona da Mata, onde houve prejuízo de aproximadamente R$ 1,3 bilhão nos setores públicos e privados, resultado de perdas em infraestrutura, moradias e comércio.

Fonte: G1

COMPATILHAR: