A partir deste mês as certidões de nascimento, casamento e óbito estão diferentes. Elas passam a ter um número de matrícula que identificam todos os detalhes do documento.
Cartório de registros movimentado em Divinópolis. Muita gente que passa pelo local vai fazer um documento importante para a vida de cidadãos que acabaram de chegar ao mundo: a certidão de nascimento. Mas a partir de agora a certidão vai mudar. A começar pelo tamanho, pois o documento está menor.
A mudança também é para certidões de óbito e de casamento. A intenção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é padronizar o formato dos documentos em todo país. Além disso, as certidões ganham um número de matrícula que vão ajudar na proteção a falsificações.
Os números vão identificar de que cidade e cartório a certidão veio, o ano em que a certidão foi extraída e um dígito verificador. Pela internet, todos os cartórios do país poderão localizar os documentos. Para o professor Ronaldo de Oliveira esta é uma segurança, já que acaba de registrar o filho.
A medida está valendo desde o dia 1º de janeiro, mas os cartórios mineiros ganharam mais um mês para se adequar. Eduardo Machado Mattar, oficial de registro civil, terá que trocar as impressoras.
A padronização é mais um motivo para que os pais registrem os filhos logo depois do nascimento. Nesse período de adaptação, os cartórios devem também passar a emitir uma certidão em tamanho ainda mais reduzido, nos moldes da carteira de identidade. As certidões de nascimento e de óbito são gratuitas.

COMPATILHAR: