O narcotraficante Rubén Darío Viloria Barrios, conhecido como “Juancho”, foi preso pela Polícia Nacional da Colômbia. A força de segurança do país contou com uma ajuda incomum: uma mulher, que não teve o nome revelado, conseguiu seduzir o suspeito e o entregou à polícia.

De acordo com informações do periódico ‘El Tiempo’, a mulher ficou meses reunindo provas que comprovassem a participação de Juancho no assassinato do marido. Os dois trocavam mensagens por aplicativo até que decidiram se encontrar presencialmente. Em ação coordenada pelas autoridades de segurança, a Polícia Nacional da Colômbia conseguiu prender o narcotraficante.

Rubén era procurado pela Interpol havia dez anos. “Segundo as informações coletadas pelos investigadores da Diretoria de Inteligência, essa pessoa tem uma ficha criminal de mais de 10 anos, tornando-se conhecida por sua capacidade coordenar ataques contra a Força Pública“, publicou a polícia colombiana no site oficial.

Além da atuação no tráfico, Juancho era procurado pela Interpol acusado de matar dois membros da Polícia Nacional da Colômbia. Em 2018, teria sido responsável pelo homicídio de um homem, justamente o marido da mulher com quem se envolveria anos depois. Ele também deve responder pelos crimes de fabricação, tráfico e porte de armas e munições de uso restrito e exclusivo das Forças Armadas ou explosivos.

Juancho tinha contato com narcotraficantes da Costa Rica, Honduras e Panamá e é apontado como líder dessas relações. Sua rede de tráfico tinha capacidade de comercializar até 1,5 milhão de toneladas de cocaína pela América Central com destino aos Estados Unidos.

 

Fonte: Itatiaia

 

COMPATILHAR: