Para comemorar o Dia do Índio, o Museu Municipal Francisco Fonseca, começou a exibir nesta quarta-feira (17), filmes que contam a história da Aldeia Pataxó MuãMimatxi, localizada nas proximidades de Itapecerica.
De acordo com a funcionária do museu, Samira Vidal, dois filmes estão sendo exibidos. Uma gravação que foi cedida pela TV Oeste e outra feita por funcionários do museu. ?O filme que fizemos mostra fotos e imagens da aldeia. Conta a história da tribo que veio da Bahia?, informou a funcionária.
Além dos filmes estão expostas, no museu, algumas peças produzidas pelos índios MuãMimatxi, como colares, pulseiras e até um arco e flecha em miniaturas. ?Os adereços são todos feitos de sementes e cada tipo de semente tem um significado, a de melancia, por exemplo, significa liberdade?, disse Samira Vidal.
Os índios Pataxó MuãMimatxi são originários da Bahia e toda obra-prima utilizada na fabricação das peças artesanais, são originárias daquele estado.
Os filmes serão exibidos de quarta a sexta-feira, em três horários: as 10h, 14h e as 16h. A entrada é gratuita.
Índios Pataxós em Minas
O Povo Pataxó, originário do Sul da Bahia, ocupa a Fazenda Guarani, no município de Carmésia, desde a década de 1970, totalizando aproximadamente 300 pessoas. Há um grupo que vive no município de Itapecerica na Aldeia MuãMimatxi e outro na aldeia Jundiba Cinta Vermelha, no município de Araçuaí, juntamente com uma família dos Pankararu.

Comentários
COMPATILHAR: