Na terça-feira (16), o dia foi de solidariedade e amor aos animais no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na primeira feira de adoção promovida pela Organização Não Governamental (ONG) BastAdotar e pela Comissão de Controle de Zoonoses da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), cerca de 500 pessoas passaram pela praça de serviços da universidade. Foram adotados 24 gatos e 13 cães.
Como explicou a presidente da BastAdotar, Mailce Mendes, todos os animais foram resgatados dentro do próprio campus e estavam em abrigos provisórios. Tivemos até um gatinho com problemas renais adotado. Queremos continuar com esse projeto, afirmou Mailce.
Heidi Louwerens, 40, funcionária e aluna da UFMG, adotou um gato. Ela defende a expansão da feira. Tudo foi bem-organizado. A gente assinou um termo de compromisso e até recebeu o cartão de vacina do animal, com instruções, acrescentou.
Leilão
A Polícia Militar (PM) anunciou o cancelamento do leilão de dez cães da corporação, que estava previsto para acontecer na tarde de ontem. Por meio de nota, a PM afirmou que a suspensão aconteceu para serem realizadas adequações jurídicas e sanados vícios no edital. Nova data será divulgada em breve.
Procurado insistentemente pela reportagem, o major Enos Machado, comandante da Companhia de Policiamento com Cães, não foi encontrado para comentar o cancelamento.
Entidades de proteção dos animais haviam se manifestado contra o leilão. Para a integrante do Movimento Mineiro pelos Direitos Animais Adriana Araújo, a suspensão foi um reflexo da ação dos ativistas.
Com apoio da Frente Parlamentar de Defesa Animal, os ativistas chegaram a preparar uma denúncia, que seria feita ao Ministério Público de Minas Gerais, pedindo o cancelamento do leilão. Enquanto os animais estiverem em posição desfavorável, vamos continuar nesse embate, disse Adriana.

COMPATILHAR: