A auxiliar administrativa Ana Carolina Souza, 23, costuma tomar menos de dois copos de água por dia. Ela substitui a bebida por outras, como sucos e refrigerantes. ?A água é sempre a última opção. Se eu abro a geladeira e tem suco ou refrigerante, prefiro?, revela.
Não é difícil encontrar pessoas que, assim como Ana Carolina, ignoram a recomendação de ingestão diária de água, partilhada por especialistas da saúde, de aproximadamente dois litros. E, segundo a professora Simone de Vasconcelos Generoso, do curso de nutrição da UFMG, a água é insubstituível. ?Um erro muito comum é trocar a água por isotônicos. Eles são ricos em sódio e potássio, além de serem muito calóricos. Sucos e refrigerantes também contêm calorias, então não podem ser consumidos em excesso?, alerta.
A especialista afirma que também não adianta tentar trocar água por chás, muito menos por bebidas alcoólicas. ?Os chás de ervas ? camomila, erva-doce ou cidreira ? não teriam problema, mas chás como o mate, preto e verde têm cafeína e não podem substituir totalmente a água. Já as bebidas alcoólicas são diuréticas, então, a pessoa urina muito mais do que bebeu?.
O mau hábito acaba rendendo a Ana Carolina visitas periódicas ao médico. ?Tenho três ou quatro infecções urinárias por ano, e o médico já me falou que é por falta de água?, afirma. Mas nem assim ela consegue se corrigir. ?Quando sinto que vou ter infecção de novo, começo a beber água. Mas é só parar de doer que eu volto ao meu normal?, diz.
Além das infecções urinárias, a desidratação tem outras consequências graves para o organismo, especialmente no período de altas temperaturas.
?A água evita que a pessoa tenha aumento de sódio e outros solutos no sangue. Em casos mais extremos, a desidratação severa pode culminar na morte, principalmente em crianças e idosos. A falta de água no organismo também pode levar à formação de cálculo renal, prisão de ventre e a desmaios, principalmente quando a pessoa se levanta muito rápido?, relata a médica Marta Sarquis, professora de endocrinologia e clínica geral da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Os alimentos que contêm mais água
Frutas:
Melancia ? 92%
Melão ? 90%
Morango ? 90%
Abacaxi ? 87%
Laranja ? 87%
Goiaba ? 86%
Maçã ? 86%
Uva ? 81%
Banana ? 74%
Legumes e verduras:
Alface ? 95%
Aipo (ou salsão) ? 95%
Chuchu ? 95%
Pepino ? 95%
Rabanete ? 95%
Nabo ? 94%
Tomate ? 94%
Couve-flor ? 92%
Cenoura ? 86%
Receba as publicações do Últimas Notícias em primeira mão no nosso grupo do WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/DoD79bcrBLZIqK6nRN2ZeA