Entrou em vigor nesta segunda-feira (22) nos Estados Unidos uma nova lei que muda várias regras para os cartões de crédito. As novas regras buscam fechar brechas na legislação pelas quais os bancos cobravam taxas e juros considerados abusivos.
Com a entrada em vigor das novas regras, estamos dando um passo importante em nossos esforços para proteger as famílias americanas, disse o secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, em comunicado.
A lei havia sido votada pelo Congresso americano e promulgada pelo presidente Barack Obama em maio do ano passado, com o objetivo de reforçar a transparência dos contratos e as sanções contra os abusos.
Entre as novas regras estão a proibição de aumento dos juros cobrados sem aviso ao consumidor, a exigência de mais informações na fatura do cartão de crédito e a proibição de venda de cartões a menores de 21 anos sem uma segunda assinatura e sem comprovação de renda.
A fatura do cartão agora vai conter informações como quanto tempo o consumidor demorará para pagar sua dívida se fizer apenas o pagamento mínimo e quanto ele deve pagar por mês para quitar sua dívida em três anos.

COMPATILHAR: