A Prefeitura de Formiga apresentou na tarde desta sexta-feira (15) um novo modelo de Boletim da Covid-19.

O novo modelo traz categorias da evolução da doença em faixas de cores: azul para “notificados”, roxo para “notificados que no início da pandemia não fizeram exames”, amarelo para “suspeitos aguardando resultado dos exames”, vermelho para casos “confirmados” e verde para “descartados”.

Na faixa azul, o total de “Casos Notificados”, é o número com todas as pessoas, desde o início da pandemia do novo coronavírus, que apresentaram ou apresentam algum tipo de síndrome gripal, desde sintomas leves até casos com complicações.

Todos os notificados se tornam “suspeitos” para Covid-19, porém temos ainda o número de pessoas que “foram notificadas no início da pandemia, mas não fizeram exames”. Elas não fizeram exames porque apresentaram sintomas leves de síndrome gripal, mas tiveram que ficar em isolamento de no mínimo 14 dias.

Todas ainda serão testadas para Covid-19, à medida que forem disponibilizados os testes. Essas pessoas poderão ser descartas ou confirmadas. Porém, se confirmadas, já terão apresentado o quadro de cura (o exame vai mostrar se já possuem anticorpos para o novo coronavirus). É importante que a população entenda, que, na época, havia pouca capacidade de testes e foram priorizados os casos mais graves e que mesmo assim, pacientes com sintomas leves tiveram todo o acompanhamento necessário, de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde.

De acordo com a administração Municipal, atualmente, todos os pacientes notificados são submetidos ao teste (tanto casos mais graves, quanto leves). Dessa forma, no novo boletim, eles aparecem na faixa amarela como “suspeitos aguardando resultados dos exames”. Se houver pacientes internados ou que forem à óbito, os números referentes a eles aparecerão abaixo, na subcategoria, e ainda como suspeitos.

Na faixa vermelha, os casos “confirmados” também aparecem no total e em subcategorias para “óbitos confirmados”, “internados”, “em acompanhamento” e “curados”.

Por último, na faixa verde o total de “descartados”, que são todas as pessoas notificadas, testadas e que o resultado deu negativo para Covid-19.

O boletim informativo é publicado todos os dias pela Diretoria de Comunicação, com números atualizados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde.

Fonte: Decom

COMPATILHAR: