A indicação de leitura para esta semana é a obra “O Livro Selvagem”, escrita por Juan Villoro.

O projeto “No meio do caminho tem um Livro” é realizado pelas três bibliotecas públicas de Formiga.

A história gira em torno de livros bons e maus, que podem se movimentar no universo empoeirado de uma grande biblioteca.

Juan tem 13 anos e já planejou as próximas férias: quer ficar em casa e brincar. Mas sua família está passando por uma situação difícil: os pais acabaram de se divorciar. Tentando se adaptar à nova vida, sua mãe decide que precisa passar alguns dias sozinha para esfriar a cabeça e deixa o filho Juan na casa de um tio e a filha mais nova na casa de uma amiga.

Ele não sabe o que é pior: seus pais se separando, ou passar as férias de verão na casa desse tio doido que vive com a cabeça enfurnada nos livros e tem pelos que crescem para fora do nariz. Seu tio Tito detesta telefone e tudo que possa atrapalhar suas leituras, como companhia, aceita apenas os três gatos e a cozinheira.

Tio Tito acolhe Juan em sua casa cheia de labirintos e livros por toda a parte. É um amante da literatura e fez de sua casa uma imensa biblioteca. Segundo o tio super legal, com seus pensamentos mirabolantes, é nela que Juan pode encontrar os mais bizarros dos livros já existentes na terra, teimando em dizer que os livros se movimentam e procuram seus leitores, pois não querem ser lidos por qualquer pessoa.

Juan, após sair para tomar um ar fresco conhece Catalina, a garota que trabalha na farmácia em frente à casa de seu tio. O menino passa a emprestar a ela alguns livros e a conversar sobre eles. Nasce ali um amor puro e gostoso de infância. O garoto vai descobrindo aos poucos, mais sobre si mesmo e sobre a relação da literatura com as experiências que vive.

Tio Tito considera Juan um leitor especial, pois o menino descobre muito mais coisas naquilo que lê do que nos outros, já que parece que os livros gostam de se aproximar dele. Tito elabora um plano:  pedir a ajuda do sobrinho para encontrar uma obra singular entre as milhares que tem em sua casa, “O livro selvagem”. Ele aposta na evolução literária do sobrinho, para que juntos o encontrem. O livro tão procurado, selvagem e rebelde, que nunca permitiu ser tocado, guarda um segredo destinado àquele que o encontrar.

Será que Juan conseguiu encontrar o livro naquele monte de letras e páginas? Por que o livro resiste à leitura? Quem será o único capaz de desvendar seus mistérios? Vamos viajar juntos nesta história?

A Biblioteca Osório Garcia, situada na Rua Alfa, 59, no Bairro Ouro Negro, tem à disposição esta e muitas outras obras com histórias para guardar no coração.

Fonte: bibliotecas públicas

Foto: divulgação bibliotecas

COMPATILHAR: