Prepare alguns minutos da tarde desta sexta-feira (27) para apreciar um dos fenômenos mais raros da astronomia: o mais longo eclipse lunar total deste século. É o último eclipse total da Lua que poderá ser observado do Brasil neste ano. O próximo acontecerá em janeiro de 2019.

 

Conhecido como “lua de sangue”, o fenômeno poderá ser observado, de forma parcial, em todas as regiões do Brasil. De acordo com especialistas, o eclipse terá início às 15h24, às 16h30 inicia o processo de totalidade. No Brasil a lua nascerá às 17h40 e os brasileiros poderão observar já a fase da “lua de sangue”, quando o satélite ganha tons avermelhados. A “Lua de Sangue” terminará às 20h29.

O Observatório Nacional recomenda que as pessoas busquem um local onde é possível ver o céu perto do horizonte a leste.

O que é um eclipse?

Para que ocorra um eclipse, Terra, Lua e Sol devem estar alinhados. Dependendo da ordem, o resultado é um eclipse solar (com a Lua entre o Sol e a Terra) ou lunar (a Terra entre o Sol e a Lua). Os eclipses podem ser totais, parciais ou penumbrais. O eclipse lunar total ocorre quando o satélite entra completamente na zona de sombra projetada pela Terra.

O eclipse parcial ocorre quando apenas parte da Lua é obscurecida. O penumbral acontece quando a Lua passa pela região de transição entre luz e sombra, com a Terra interceptando apenas uma parte dos raios solares.

Mas por que a lua fica vermelha?

Quando a lua está por trás da Terra em um eclipse lunar total, a luz solar não alcança diretamente a lua, porque incide na Terra. Então, no momento que acontece o alinhamento do eclipse, a luz do Sol passa pela atmosfera da Terra (que alcança aproximadamente 80 km desde a superfície) e incide na Lua com tons de vermelho.

Lua vermelha eclipse

A lua ganha o tom avermelhado por causa de um fenômeno físico conhecido como dispersão de Rayleigh. A radiação solar é composta por várias frequências eletromagnéticas com diferentes comprimentos de onda. A atmosfera absorve certas frequências e reflete a parte vermelha do espectro.

Se a Terra não tivesse uma atmosfera, provavelmente a lua ficaria totalmente preta durante um eclipse lunar total, ou então seria impossível vê-la.

 

 

 

 

 

Fonte: Com portais de notícias ||

COMPARTILHAR: