Os brasileiros se locomovem mais de ônibus, indica levantamento divulgado nesta quarta-feira (17) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo a pesquisa, 34% dos entrevistados afirmaram que esse é o principal meio de transporte. Já outros 24% se deslocam mais vezes com uma caminhada.
Na sequência da lista, está o automóvel, usado por 16% e somente 8% usam a bicicleta. A pesquisa também informa que o nível de renda familiar é determinante para a escolha do meio de locomoção. Entre os que recebem mais de 10 salários mínimos, 63% optam pelo carro e 22% pelo transporte coletivo.
O estudo ainda indica que mais da metade da população tem medo de sofrer acidente ou ser vítima de assalto dentro do ônibus. Para 44% dos entrevistados, o principal motivo para não utilizar o transporte público é a ausência ou indisponibilidade nos horários em queprecisam. Entre os que não tomam ônibus, 16% disseram que o custo deveria ser mais baixo para que utilizasse o transporte público e 10% apontaram que é necessário ampliar as linhas de cobertura.
O gerente executivo de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, acredita que os resultados da pesquisa indicam uma necessidade de melhora do serviço de ônibus e também de investir em modelos diferenciados como metrôs e trens ou sistemas de transporte rápido.
?Precisa haver uma mudança do tipo de transporte, deixar o sistema de transporte usual como os ônibus, que lota as vias e demora muito tempo?, comentou. Para Castelo Branco, os eventos esportivos ? Copa de 2014 e Jogos Olímpicos em 2016 ? podem ser uma boa oportunidade para fazer melhorias neste setor.

Comentários