Na manhã desta terça-feira (5), foi deflagrada uma operação denominada Snowblind em Formiga e Arcos.

A operação foi realizada no combate ao tráfico de drogas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG – 2ª PJ de Formiga) em conjunto com as polícias Civil, Militar e Penal.

As investigações tiveram início em setembro. Foram cumpridos 14 mandados de prisão; 6 medidas cautelares e 35 mandados de busca e apreensão. Alguns destes já tinham condenações anteriores.

Durante a operação foram apreendidas certas quantidades de substâncias entorpecentes como “cocaína”, “maconha” e “crack”.

O portal foi informado que dois indivíduos foram presos em flagrante por tráfico de drogas no bairro Alto da praia durante o desenrolar da operação. Com um deles, foram apreendidas 10 pedras de crack e aproximadamente 500 gramas de maconha, e com o outro, uma porção de cocaína e uma arma de fogo.

Com outro suspeito, foram apreendidos 72 papelotes cocaína, 1 Balança de precisão, 5 tabletes maconha, 1 revólver  calibre 32 Taurus, 1 saco contendo várias embalagens plásticas, 1 telefone celular, 1 caderno de anotações do tráfico e 1 faca.

Vários envolvidos já respondiam a processos pela prática dos crimes de tráfico de entorpecentes, e já registravam condenações por tais crimes.

A operação foi realizada sob o comando do promotor de Justiça Criminal, Ângelo Ansanelli Júnior e do delegado Danilo César Basílio, que é responsável pelas investigações e com a participação do delegado regional, Tiago Veiga Ludwig.

Da polícia civil participou um efetivo de 80 policiais; 22 viaturas; 2 equipes do canil e 1 aeronave. O efetivo da PM empregados na operação foi de 96 policiais e 29 viaturas. Policiais penais também participaram da operação.

“O nome da operação faz menção à música da banda Black Sabbath, no sentido de que a droga provoca cegueira.

Com efeito, usuários são tão dependentes, que ficam cegos quanto aos meios que utilizam para obtenção de valores para aquisição dos estupefacientes, consistente na prática de crimes contra o patrimônio para angariar dinheiro e pagarem os traficantes.

Além disso, certas pessoas, ao contraírem dívidas com traficantes, vendem bens da família ou usam até mesmo de auxílios governamentais para tanto.

Os traficantes de entorpecentes, por sua vez, ficam cegos quanto à obtenção de lucro fácil, mediante a disseminação de estupefacientes na sociedade.

Tais criminosos utilizam de ameaças, agressões e até mesmo assassinatos para obterem os valores oriundos das vendas das drogas.

A droga cega. Cega aqueles que utilizam de toda sorte de crimes e outros meios para aquisição e pagamento de dívidas.

A droga cega. Cega os traficantes, que fecham os olhos para os efeitos deletérios das drogas, preocupando-se única e exclusivamente e com a obtenção de lucro mediante a destruição das famílias desta cidade.

A droga cega. E destrói”, comentou o promotor de Justiça, Ângelo Ansanelli Júnior em nota.

COMPATILHAR: