O cenário do comércio varejista deve se preocupar constantemente com a inadimplência, que é um fator de peso na manutenção de uma empresa. Hoje, 70% dos consumidores no Brasil estão com o nome registrado no SPC.
Para alertar os empresários sobre este fator, a Acif e CDL, em parceria com o Sicoob Centro Oeste, realizou na terça-feira (13), a palestra sobre Crédito e Cobrança, e reuniu cerca de 75 pessoas, na sede da Acif.
Entre o público presente estavam empresários e colaboradores que atuam na área de cobrança das empresas. Igor Almeida, que trabalha como chefe do departamento de cobrança da Casa Auxiliadora, disse que a palestra serviu de alerta. ?O professor nos alertou sobre como trabalhar melhor a questão da inadimplência dentro das empresas, vou poder utilizar todo o conteúdo no meu dia a dia e ficar mais atento na hora de realizar um cadastro e evitar maiores transtornos?, comentou.
Na palestra, o Professor Manoel Ignácio apresentou os três passos fundamentais para diminuir a inadimplência no comércio:
1 – Fazer um cadastro completo do cliente dentro da loja, com assinatura, documentos e endereço;
2- Fazer a consulta e registro no SPC, os comerciantes não devem vender no escuro;
3 – Fazer a cobrança da dívida sempre dentro das especificações do código de defesa do consumidor.
?Quando a empresa vende para alguém que já tem registro no SPC, a possibilidade de recebimento desta dívida é mínima. O maior cobrador que o empresário tem, de forma indireta, é o SPC Brasil, que se faz presente em todo o território nacional?, ressaltou Manoel Ignácio.
Os materiais para se ter um bom banco de dados de seus clientes, como ficha cadastral, estão disponíveis na sede da Acif e da CDL.

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