O Papa Francisco recebeu de presente uma obra sacra esculpida pelo artista plástico mineiro Rogério Godoy. O objeto foi entregue pelo reitor da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), Marcelo Andrade, no sábado (23), no Vaticano.

Segundo a UFSJ, a obra recebida pelo pontífice foi a escultura “Madonna in Blues & Gold”. Ela tem 25 cm de altura, é feita em cerâmica modelada à mão e “queimada” em forno de alta temperatura.

A peça é também revestida com esmaltes vidrados azuis e aplicações de folha de ouro 23,5 quilates. A base é de madeira e foi confeccionada a partir do aproveitamento do trabalho de um marceneiro da região.

O título da obra, segundo o artista, carrega simbolismos. A expressão ”in blues”, em inglês, tem vários significados e também significa melancolia. “Creio que minha madona quer proteger o filho, mas também está triste por todas as crianças que padecem de fome e doenças e por aquelas que são vítimas das guerras”.

Rogério conta, ainda, que o ouro não é só decoração, já que desde as mais antigas imagens cristãs (ícones bizantinos), o metal simboliza a iluminação, a luz divina da sabedoria e da compaixão. “Na pequena Madonna apliquei um pouco de ouro nas vestes – embeleza e também tem um sentido. Essa pequena escultura talvez seja um desejo de uma Nossa Senhora da Melancolia, que chora pelas crianças maltratadas”, completa.

O criador da obra foi professor de Física na universidade, é geofísico e ceramista. Godoy foi um dos fundadores da FUNREI, instituição que deu origem à UFSJ, e também criador do curso de Artes Aplicadas.

De acordo com a assessoria da universidade, o Papa agradeceu o presente e apreciou a “extrema expressividade inscrita na simplicidade da obra”.

Fonte: Hoje em Dia

 

COMPATILHAR: