Passageiros do navio Costa Diadema, que está no Porto de Salvador, estão impedidos de desembarcar na cidade por causa de um surto de Covid-19 dentro da embarcação nessa quinta-feira (30).

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nas últimas 24h, foram confirmados 68 casos de Covid-19, sendo 56 entre tripulantes e 12 entre passageiros.

Ainda segundo a Anvisa, a operação da embarcação em Salvador não foi autorizada. Com isso, estaria proibido o embarque e desembarque de viajantes até que seja finalizada a investigação do surto de Covid-19, que está em andamento.

A embarcação saiu do porto de Santos, na segunda-feira (27), e teria como próxima parada o porto Ilhéus, onde o cruzeiro faria a noite de Réveillon no sul da Bahia, que enfrenta temporais e enchentes neste mês de dezembro.

São 3.836 viajantes, sendo 1.320 tripulantes e 2.516 passageiros. Os casos da Covid-19 foram detectados após protocolo de testagem estabelecido pela Anvisa. A embarcação segue no porto de Salvador sob supervisão sanitária da Anvisa.

O navio aportou em Salvador às 8h. Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde informou que acompanha a situação de casos da Covid-19 no navio atracado no porto de Salvador. Equipes da Vigilância Sanitária, em conjunto com o Estado, bloquearam o desembarque dos passageiros e têm adotado medidas de segurança de acordo com os protocolos sanitários.

Durante a manhã de quarta, o secretário de Saúde de Salvador Léo Prates, já havia informado sobre os casos confirmados da doença no navio.

“Nós estamos cada vez mais recebendo mais notificações de pacientes com Covid-19 dentro do navio que está para aportar em Salvador. Já são 56 e por isso nós estamos bloqueando neste momento, junto com o governo do estado e com a Sesab [Secretaria de Saúde do Estado], nós estamos bloqueando a descida desses passageiros por conta da alta contaminação deste navio até nós termos toda a segurança. Nós vamos bloquear, do ponto de vista sanitário, o desembarque desses passageiros até que tenhamos total segurança”, disse por meio de áudio enviado à imprensa.Já a Contermas, que administra o Novo Terminal Marítimo de Salvador, disse que está preparada e agindo conforme os protocolos definidos em Plano de Contingência aprovado pela Anvisa, e aguarda a liberação das autoridades sanitárias para iniciar as operações normais de embarque e desembarque de passageiros, caso assim seja definido pelas autoridades.

A temporada de cruzeiros marítimos foi iniciada em Salvador no dia 7 de dezembro deste ano, com o atraque do primeiro transatlântico no porto da capital, que foi a primeira embarcação do tipo a aportar em Salvador desde março de 2020.

Em Santos, o MSC Splendida alterou o roteiro inicial e atracou às pressas no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, devido aos casos de Covid-19 registrados em tripulantes e passageiros nesta quinta-feira. A escala não programada ocorreu em meio ao cruzeiro de Réveillon, que partiu do próprio Porto de Santos e que teria a virada do ano no Rio de Janeiro.

Fonte: G1

COMPATILHAR: