Recentemente, foi divulgado o resultado do “QEdu”, uma iniciativa inédita desenvolvida pela Meritt e Fundação Lemann com o objetivo de apresentar à sociedade brasileira a qualidade do aprendizado dos alunos nas escolas públicas e cidades brasileiras.

As principais fontes usadas são o “Censo Escolar” e a “Prova Brasil”, dados disponibilizados publicamente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.

A Escola Municipal Paulo Barbosa tem como diretoras as servidoras Juliana Abadia e Monalisa Reis. Ela está entre as melhores escolas públicas do Brasil e recebeu o selo “Excelência”. Em Minas Gerais somente 214 instituições de ensino integram o “QEdu”.

Os dados avaliados são referentes ao Ano Letivo de 2021. À época, a Escola Municipal Paulo Barbosa tinha 160 alunos matriculados na Educação Infantil e 397 estudantes nos Anos Iniciais (Ensino Fundamental).

De acordo com o “QEdu”, o nível de aprendizado dos alunos do 5º ano do ensino fundamental é de 90% em língua portuguesa e 94% em matemática.

Para compor a classificação das escolas, são considerados os seguintes critérios: aprendizado dos alunos do 5º ao 9º ano; perfil dos estudantes, professores e diretores; matrículas; taxas de aprovação, reprovação e abandono; distorção idade série; infraestrutura escolar, notas no IDEB, entre outros.

Para o secretário de Educação e Esportes, Jaderson Teixeira, “o resultado é de toda a Rede Municipal de Ensino. Deve ser celebrado! Sobretudo, depois de anos tão difíceis na história da educação, em decorrência da pandemia da Covid-19”.

Jaderson ainda destacou que o resultado sinaliza que a valorização dos profissionais da educação, a formação continuada e a manutenção/aperfeiçoamento das Unidades de Ensino são o caminho para a qualidade do aprendizado.

Fonte: Decom

COMPATILHAR: