A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (23), a operação ‘Sem Desconto’ em 14 estados brasileiros. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido em Divinópolis.
O objetivo é combater uma quadrilha que dava descontos indevidos a salários de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Conforme a Controladoria-Geral da União, que colabora com as investigações, o prejuízo estimado é de R$ 6,3 bilhões.
O delegado responsável pela investigação em Divinópolis, Daniel Souza, confirmou que um mandado foi cumprido na cidade. Porém, não deu mais detalhes sobre o caso.
Em todo o Brasil, são cumpridos 211 mandados judiciais de busca e apreensão, ordens de sequestro de bens no valor de mais de R$ 1 bilhão e seis mandados de prisão temporária.
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e mais cinco servidores foram afastados de suas funções. As fraudes aconteceram entre 2019 e 2024, relacionadas aos descontos de mensalidades associativas aplicados sobre os benefícios previdenciários.
Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção ativa, passiva, violação de sigilo funcional, falsificação de documento, organização criminosa e lavagem de capitais.
Fonte: Portal MPA