Mateus Parreiras , Carolina Mansur/ Portal Uai

 

Com o lançamento do Pokémon Go no Brasil, que permite a caça dos personagens através da tela do celular, a Polícia Militar de Minas Gerais, por meio da página PMMG Mirim, no Facebook, fez um alerta para os jogadores que se arriscam nas ruas. Em outros países, onde o aplicativo já foi lançado, foram registradas ocorrências de roubos de celulares e atropelamentos na caça aos personagens. Com isso, a PMMG já orientou os comandantes do batalhões a providenciar segurança para os locais onde as pessoas caçam Pokémon.

Segundo o capitão Flávio Santiago, chefe da assessoria de imprensa da PMMG, a polícia se antecipou às necessidades e cada batalhão formou uma tática de policiamento para garantir segurança nos locais onde as pessoas estão caçando Pokémon. No Facebook, a mensagem divulgada pela corporação alerta para o cuidado com os celulares. “Ao brincar com o seu celular lembre-se de cuidar da sua segurança! Evite locais afastados e mal iluminados.” dizia a publicação.

O JOGO O Pokémon Go, inspirado no desenho animado de mesmo nome, gerou ansiedade de fãs, com espera de mais de um mês entre o lançamento internacional e o definitivo acionamento dos servidores brasileiros. O aplicativo populariza de vez a chamada realidade aumentada. A técnica faz a integração entre os mundos real e virtual, por exemplo, por meio de uma câmera.

Assim, ao apontar o telefone para os locais que realmente existem, aparecem na tela, sobrepostos à imagem do cenário, os personagens do jogo – que só existem nesse ambiente virtual. A graça, no caso, está em colecionar os bichos. O jogo funciona em tablets e smartphones que rodam os sistemas iOS e Android. (Com informações de Fred Bottrel e Cecília Emiliana)

 

 

COMPATILHAR: