A possibilidade de chuvas abundantes e contínuas no período de folia levou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Minas Gerais a antecipar a operação nas estradas neste ano. A meta, segundo a corporação, é instituir a operação Pré-Carnaval, que deve ser iniciada já na próxima semana. A ordem da PRF para este ano é manter alerta máximo nas 41 barreiras da corporação no Estado.
A antecipação da operação, segundo o inspetor Aristides Júnior, porta-voz da PRF no Estado, foi definida com o objetivo de reforçar as campanhas educativas, sobretudo para alertar os motoristas sobre os riscos de trafegar em pistas molhadas. ?A chegada das chuvas é um grande agravante, principalmente quando elas são de baixa intensidade, que são as mais perigosas. São essas que trazem a sujeira à tona e tornam as pistas mais escorregadias?, disse Aristides Júnior, porta-voz da PRF no Estado.
No recesso de Carnaval do ano passado ? mesmo após a Lei Seca ficar mais rígida, em 2012 ?, foram registradas 60 mortes em trechos mineiros de estradas federais, 30% a mais que o mesmo período do ano anterior. Também no ano passado, mais de 14 mil testes de bafômetro foram aplicados em Minas, onde 269 motoristas foram autuados por embriaguez ao volante e outros 74, detidos pela PRF pelo mesmo motivo.
Os números do último fim de semana são uma espécie de termômetro do que está por vir. Nas rodovias federais mineiras, foram contabilizados 266 acidentes, 147 feridos e 12 mortos. Para a PRF, ?uma média normal?, mas embalada pela imprudência na grande maioria dos casos.
?Outros fatores comuns em autoestradas colaboram com acidentes graves, como excesso ou incompatibilidade de velocidade, ultrapassagens mal planejadas e mal realizadas, e excesso de consumo de álcool?, detalha o inspetor da PRF, lembrando que em feriados prolongados a média de mortes nas estradas sobe assustadoramente.
Há suspeita de imprudência entre as ocorrências registradas pela PRF no último fim de semana, como a de anteontem na BR?381, em Itatiaiuçu, na região central. Quatro pessoas morreram no acidente, que envolveu duas carretas e um veículo de passeio.
Na noite de sábado, sete pessoas ficaram feridas, duas em estado grave, em um acidente ocorrido na BR?135 em Bocaiuva, na região Norte do Estado. Com placa de Belo Horizonte, um veículo Renault Sandero que seguia em direção a Montes Claros tentou ultrapassar uma carreta em local proibido e colidiu de frente com um Golf.

Comentários
COMPATILHAR: