A professora Paloma Maira de Oliveira, da área de Computação do IFMG ? Campus Formiga teve mais um artigo aprovado para um evento internacional, que desta vez, foi realizado em Antwerp, na Bélgica, entre os dias 3 e 7 de fevereiro, e possui qualis A2 (padrão de qualidade da Capes). A apresentação foi feita em inglês.
O artigo Relative Source Code Metrics Thresholds tem Paloma como primeira autora, seu orientador de doutorado e o também professor do Campus Formiga, Fernando Paim, como coautores. A conferência The European Conference on Software Maintenance and Reengineering (CSMR) é na área de Engenharia de Software, área em que a professora atua.
De acordo com Paloma, atualmente existem diversas métricas de código-fonte para aferir a qualidade interna de sistemas orientados a objetos. No entanto, tais métricas são pouco utilizadas na prática. Um dos motivos é a falta de valores de referência confiáveis. Assim, neste artigo, propõe-se o conceito de valores de referência relativos para avaliar métricas que estão em conformidade com alguma distribuição estatística com característica de cauda-pesada (heavy-tailed).
Os valores de referência são dito relativos, pois eles devem ser seguidos pela maioria das entidades de código fonte, contudo, é aceitável ter um número de entidades que estão acima do valor definido (a cauda da distribuição). Foi proposto no trabalho um método empírico para a extração de valores de referência relativos a partir de um repositório de sistemas. Esse método foi testado em um repositório com 103 sistemas e 7 métricas. Os resultados mostram que os valores de referência obtidos pelo método expressam um equilíbrio entre diretrizes de projeto reais e idealizadas.
Este é o terceiro artigo que a professora publica sobre seu trabalho de doutorado. ?Já publiquei em Fortaleza/CE-BR e em Boston/USA. Minha linha de pesquisa no doutorado é a mesma linha que eu atuo como professora no IFMG. Área de pesquisa Engenharia de Software.?

COMPATILHAR: