Por causa da situação sobre a quantidade de lixo que se encontra na cidade de Formiga, alguns populares se mobilizaram, por meio da rede social, e se reuniram na manhã deste sábado (18) para uma ?limpeza simbólica? no Parque Municipal Dr. Leopoldo Corrêa (Praia Popular).
O trabalho durou aproximadamente uma hora. Os presentes encheram vários sacos de lixo, que foram depositados no estacionamento do Parque, em seguida, telefonaram para que algum responsável pela Secretaria de Gestão Ambiental recolhesse o lixo.
A ação contou ainda com as presenças dos vereadores Cabo Cunha, Mauro César e Luciano Duque. ?Não estamos aqui para substituir os garis e sim mostrarmos que estamos descontentes com a situação que a cidade se encontra. A Praia Popular é um espaço bonito, voltado para a comunidade e, com isso, mostrar para a administração municipal que é preciso ter mais cuidado com o espaço público. É um local relacionado com o meio ambiente e que antes oferecia uma opção de lazer aos banhistas, à comunidade formiguense?, disse Cabo Cunha.
Um dos presentes, o músico Alex Arouca destacou: ?o povo deve fazer ações, de alguma forma, para esse governo acordar?. A ideia é continuar com esse tipo de movimento.
A mobilização contou ainda com a presença da Rede Integração, de Divinópolis, filiada à Rede Globo. A previsão é de que a matéria vá ao ar ainda na noite deste sábado, no MGTV, por volta das 19h.
Demolição da Praia
Em setembro do ano passado, a Praia Popular que era um dos maiores cartões postais da cidade de Formiga foi demolida. A repentina decisão da Prefeitura soou como algo de difícil compreensão. Até hoje, a população questiona o real motivo para tal atitude.
O abandono em que se encontrava a Praia Popular facilitou a ação de vândalos e, de repente, se acentuou em um local para o tráfico e uso de drogas.
Na época, a Prefeitura prometeu que conseguiria verbas para a construção de um novo complexo naquele local, destinado a atender o lazer público mas, até o momento, o Parque continua todo destruído.

Prefeitura se pronuncia

Sobre a ação a Secretaria de Comunicação da Prefeitura enviou a seguinte nota para a imprensa:
?A Prefeitura de Formiga teve de retirar a estrutura que havia na Praia Popular porque ela estava completamente deteriorada e apresentava risco comprovado de desabamento. Além disso, vinha servindo como ponto de uso e tráfico de drogas.
A administração está buscando recursos junto ao Ministério do Turismo para construir uma nova Praia Popular, uma vez que a arrecadação dos municípios caiu drasticamente e a tentativa de ajustar o sistema tributário da cidade foi reprovada pela Câmara Municipal.
Sobre a ação realizada neste sábado (18), a Prefeitura apoia a iniciativa e espera que ela sirva de exemplo para que todos os formiguenses contribuam para a limpeza da cidade. Da parte da Prefeitura, esforços estão sendo feitos para aprimorar o serviço de limpeza pública?.

COMPATILHAR: