Idosos com mais de 65 anos e deficientes que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) devem estar atentos ao recadastramento no Cadastro Único, que dá direito ao benefício.

O prazo para regularização vai até o dia 31 de dezembro, e segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano não é bom deixar para a última hora.

Para ter direito ao BPC, mais conhecido como LOAS, é preciso ser incluído ou ter os dados atualizados no Cadastro Único do Governo Federal. Caso isso não ocorra até o dia 31 de dezembro, o beneficiário poderá ter o BPC bloqueado. O recadastramento ou cadastramento devem ser feitos em uma das unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

O atendimento para o Cadastro Único é realizado de segunda a quinta-feira, de 7h30 às 11h e de 13h às 16h, no Cras I, localizado à rua José Francino, 465, no Rosário; no Cras II, à rua Agostinho Teles de Castro, 320, no Nossa Senhora de Lourdes; no Cras III, que fica à rua Alexandre José de Oliveira, 102, no Souza e Silva; e no Cras IV, situado à rua Dico Lavínio, s/nº, no Novo Horizonte.

São necessários documentos recentes e originais de todos que vivem na mesma residência para realização do cadastro ou atualização de dados. Eles são: conta de energia elétrica; carteira de trabalho (necessários para os maiores de 16 anos); holerite (comprovante de vencimento do trabalhador); comprovante de seguro-desemprego; relatório detalhado de benefício do INSS (em caso de aposentados, pensionistas, auxílio-doença e maternidade); CPF (necessária a apresentação do documento independentemente da idade); título de eleitor; carteira de identidade; certidão de nascimento e/ou casamento; declaração escolar (crianças/adolescentes de  6 a 17 anos) e certidão de óbito (quando for o caso de falecidos cadastrados).

É importante ressaltar que o BPC não é aposentadoria. Os beneficiários receberem um salário mínimo, mas não ganham o 13o salário. Mais informações pelo telefone (37) 3329-1819.

 

COMPATILHAR: