Lorene Pedrosa*

O mês de fevereiro foi o escolhido pela Prefeitura de Formiga para a tão esperada inauguração da Casa de Apoio em Belo Horizonte, que receberá pacientes em tratamento na capital e os acompanhantes deles. Porém, o equipamento só deverá entrar em funcionamento na segunda quinzena do mês.

No dia 19 de dezembro do ano passado, foi assinado o contrato de locação do imóvel, que fica localizado à rua Engenho Novo, 70, bairro Pompéia. Na data da assinatura, a administração municipal divulgou que durante o mês de janeiro, a casa estaria sendo mobiliada e sendo acertados os últimos detalhes para a inauguração.

De acordo com informações do Departamento de Comunicação, enviadas em resposta à questionamentos do Nova Imprensa, a Prefeitura ainda está mobiliando o imóvel e a inauguração deverá ocorrer ainda em fevereiro, após o carnaval.

A administração municipal informou que a Casa de Apoio será gerida pelas secretarias de Desenvolvimento Humano (manutenção e coordenação), e Saúde, no que se refere à triagem, orientação, encaminhamento e transporte dos pacientes.00

A finalidade do local é proporcionar um espaço acolhedor e facilitar o acesso à área hospitalar. Os usuários, além de espaço para repouso, terão direito a um acompanhante e à alimentação diária.

A casa terá funcionamento ininterrupto.

A população local pede e aguarda pela locação de um imóvel na capital mineira para recebê-los durante tratamento médico há anos! São muitos os casos de formiguenses que até hoje, mesmo debilitados, precisam viajar dois dias seguidos até Belo Horizonte por não terem condições de arcar com gastos de hospedagens. Há ainda os que acabam se hospedando de favor, até mesmo na casa de profissionais dos hospitais aonde fazem tratamento.

Há ainda aqueles que fazem as suas consultas pela manhã e ficam andando pelas ruas até a saída do transporte oferecido pela Secretaria de Saúde, ao fim do dia.

COMPATILHAR: