O prefeito Eugênio Vilela assinou nesta quinta-feira (17) o Decreto 9.200 que declara situação de emergência em Formiga devido aos estragos provocados pela chuva. Em 12 horas choveu 101,6 milímetros, representando 36,67% do esperado para todo o mês de dezembro é de 277 milímetros. A previsão, segundo a Defesa Civil, é que chova de 50 a 100 milímetros ainda hoje.

O Rio Formiga está com o nível alto o que merece atenção das comunidades ribeirinhos, bem como os ribeirões e lagoas. Além disso, os moradores de encostas já foram, assim como os ribeirinhos, orientados com relação aos perigos. Várias ruas apresentaram danos estruturais e alagamentos.

De acordo com o Decreto, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.

Também fica autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada.

Confira aqui o Decreto.

Fonte: Decom

Comentários