Nesta quinta-feira (30) a prefeitura de Formiga, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou testagem em massa de Covid-19 no asilo São Francisco de Assis. O local, que é uma instituição particular e tinha 76 internos, está em surto da doença e a Administração Municipal tem prestado todo o apoio necessário.

O primeiro caso positivo foi de um funcionário no dia 16 de setembro. O surto foi notificado a Secretaria de Estado de Saúde (SES) na terça-feira (21), após mais funcionários e idosos institucionalizados terem testado positivo para a doença. Hoje 67 idosos foram testados e 21 tiveram resultado positivo.

Com a testagem em massa realizada hoje, no total, 35 pessoas testarem positivo no asilo, sendo 06 funcionários e 29 idosos. Dos 29 idosos que testaram positivo, seis estão internados na Santa Casa. Um dos asilados, infelizmente, veio a óbito no último fim de semana em decorrência da doença.

Os funcionários positivados foram afastados das funções, assim como outros quatro colaboradores que estão aguardando o tempo hábil para realizarem o teste. Diante do cenário a Secretaria Municipal de Saúde cedeu trabalhadores da área para prestar assistência aos internos. Além disso, as Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária prestam apoio, orientações e acompanham o surto.

A Secretaria Municipal de Saúde semanalmente atualizará o surto junto a SES e o local será monitorado até 42 dias após a data do último positivo.

Fonte: Decom

COMPATILHAR: