Um surto de sarna levou a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) a suspender as visitas de metade dos detentos do Presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte. A visitação que aconteceria neste final de semana será compensada no sábado e domingo da semana seguinte.

Segundo a pasta, o diagnóstico do surto de escabiose – nome científico da sarna – ocorreu na manhã de quarta-feira (17) pelo setor de saúde da unidade prisional. Por conta da doença, causada por um ácaro e que acometeu “somente presos das alas ímpares“, que ficarão isolados por sete dias, enquanto recebem o tratamento adequado.

Nos próximos dias, a unidade passará por uma ação, com a participação de profissionais de saúde da Sejusp e do município a fim de realizar o manejo clínico da doença e garantir assistência integral a todos os presos da unidade“, completou a Sejusp.

Porém, por conta do isolamento, foi necessário suspender as visitas dos familiares destes detentos, “por razões preventivas e de segurança“. A secretaria informou ainda que a medida foi comunicada também ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

 

Sejusp não divulgou número de presos infectados

Questionada pelo portal O TEMPO sobre o número de detentos infectados com a doença e o número de preso que ficarão isolados, a Sejusp disse que “não é possível informar, por ora, o quantitativo de presos infectados” e, também, que, por razões de segurança, a lotação das alas ímpares não será informada.

É importante ressaltar que, ao fim dos dias de isolamento, os presos passarão por novos exames. As visitas que foram suspensas em razão desses procedimentos serão compensadas tão logo a situação não ofereça mais perigo de contágio“, finalizou a pasta.

 

Fonte: O Tempo

 

COMPATILHAR: