O Ministério da Saúde confirma o primeiro caso suspeito de gripe aviária em humanos no Brasil. Trata-se de um homem, de 61 anos, funcionário de um parque municipal de Vitória, no Espirito Santo, onde foi encontrada uma das três aves com resultado positivo para a doença.
O paciente apresenta sintomas gripais leves, está isolado e sendo monitorado por equipes de saúde do município. O vírus não infecta humanos com facilidade e, quando isso ocorre, geralmente a transmissão de pessoa para pessoa não é sustentada.
Em abril, a Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou a primeira morte por gripe aviária no mundo. A mulher, de 56 anos, morava na província de Guangdong, na China, e começou a apresentar sintomas em 22 de fevereiro.
No dia 3 de março, ela precisou ser hospitalizada em razão de uma pneumonia grave e morreu no dia 16 do mesmo mês. No último dia 27, o governo chinês confirmou que a paciente foi infectada pelo vírus H3N8, causador da gripe aviária.
O caso foi detectado por meio do sistema de vigilância de infecções respiratórias agudas graves. A mulher tinha comorbidades e um histórico de exposição a aves vivas antes do início dos sintomas da doença, além de contato com pássaros selvagens dentro da própria casa.
Fonte: Itatiaia