“São as águas de março fechando o verão”. A canção popular de Tom Jobim não costuma errar e, este ano, confirma a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No mês que começa nesta quarta-feira (1º), a expectativa é que o volume de chuvas em Minas Gerais fique em torno dos 200 mm, pouco acima da média climatológica para março, que é de 197 mm.

A previsão do Inmet é válida para o período de 6 a 14 de março, pouco menos de uma semana antes do fim do verão, que está previsto para encerrar no dia 20.

Segundo o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Inmet, o grande volume grande de chuvas é normal nesse período do ano. “Nessa época ainda estamos dentro do período de chuvas. Então ainda podem ocorrer formações de tempestades com a chegada de frentes frias ou chuvas associadas ao calor. Mas é um fenômeno comum”.

De acordo com o especialista, as chuvas em março serão significativas em Belo Horizonte e nas regiões Metropolitana, Central, Sul, Oeste e Triângulo Mineiro. No Norte do Estado e no Vale do Jequitinhonha o volume deve ser mais baixo, com média de 120 mm durante todo o mês.

Além disso, Claudemir de Azevedo ressaltou que as chuvas podem vir acompanhadas de queda de granizo e rajadas de vento que podem superar 50 km/h. Nas áreas urbanas, as consequências são enxurradas, alagamentos e queda de galhos de árvores.

A previsão do Inmet indica ainda que o calor típico do verão deve continuar em março, com temperatura média de 27º C em Minas. A mínima prevista é de 20º C.

De acordo com a Defesa Civil de BH, a média climatológica da capital mineira acompanha a do Estado, com registros de 197,5 mm em março. As médias pluviométricas de janeiro e fevereiro deste ano foram de 330,9 mm e 177,7 mm, respectivamente.

Fonte: Hoje em Dia

COMPATILHAR: