Os mineiros estão em terceiro lugar na lista de brasileiros que mais sofrem golpes virtuais (8%), atrás apenas dos cariocas (14%) e dos paulistas (37%). Este é o resultado de uma pesquisa sobre os principais crimes deste tipo cometidos no Brasil em 2022.

O mapeamento foi feito em parceria pela OLX, uma das maiores plataformas de compra e venda online do país, e pela AllowMe, empresa de prevenção à fraude e proteção de identidades digitais.

O principal golpe digital aplicado em Minas Gerais no ano passado foi o do Falso Anúncio, com 47% dos casos. Funciona assim: os criminosos anunciam um produto nos sites de compra e venda, com o objetivo de atrair as vítimas. Na maioria das vezes, o item é 40% mais barato que o valor de mercado. Imaginando ser uma oferta real, a pessoa faz o pagamento e não recebe o produto.

O golpe da Compra Confirmada ficou em segundo lugar no ranking de crimes digitais mais cometidos em Minas Gerais, com 45%. Nestes casos, o golpista demonstra interesse por um produto que está à venda online, conversa com o anunciante, fecha a compra, faz um falso comprovante de depósito com os dados da vítima e o envia por e-mail ou aplicativo de mensagem, fazendo a pessoa acreditar que o valor já foi depositado. A vítima entrega o produto ou o envia pelos Correios. Quando o vendedor percebe o golpe, o fraudador já está com o item e deixa de responder as mensagens.

O prejuízo estimado com os crimes digitais em 2022, de acordo com o levantamento, foi de cerca de R$ 29 milhões em Minas. No Brasil, esse número chega a R$ 551 milhões, sendo os eletrônicos a categoria mais visada.

Os smartphones estão no topo da lista dos produtos mais roubados nessas fraudes, representando 45%. Modelos da marca iPhone são os mais desejados pelos ladrões digitais, com 72% dos casos na categoria.

Videogames ficam em segundo lugar na lista de itens roubados, com 16%. Os da linha PlayStation são os preferidos dos golpistas e representam seis de cada dez consoles adquiridos de forma criminosa. Computadores ficam em terceiro lugar, com 15% dos golpes.

Perfil das vítimas 

De cada dez mineiros que caíram em golpes digitais no ano passado, oito eram homens e apenas duas foram mulheres. E se engana quem pensa que os idosos são as maiores vítimas: 68% das pessoas que sofreram estes tipos de fraudes em Minas têm até 31 anos.

“Aliar tecnologia com educação digital do usuário é a chave para ter um ambiente digital mais seguro. Os fraudadores atuam principalmente na falta de conhecimento dos usuários sobre os processos de compra e venda online para aplicar a engenharia social e enganá-los. Da mesma maneira que adotamos práticas seguras ao sair na rua, devemos fazer o mesmo no ambiente virtual”, explica Beatriz Soares, diretora de produto da OLX.

Comportamento do fraudador

O levantamento da OLX e da AllowMe confirma ainda que os golpistas fazem parte de quadrilhas organizadas, apesar de uma imagem clássica que se tem de que eles agem sozinhos. Os golpes são praticados por associações criminosas que se articulam em rede, criam inúmeras contas falsas (utilizando dados válidos de pessoas) e tentam atrair o maior número de vítimas, seja com anúncios falsos ou com abordagens para a compra de itens anunciados por clientes legítimos.

“Os fraudadores costumam ser extremamente organizados e estão a todo instante buscando fragilidades de sistemas e momentos de desatenção dos consumidores para aplicarem golpes e escalarem seus ganhos. Obviamente que cabe às empresas a proteção das transações e da identidade de seus clientes, porém é de extrema importância a conscientização dos usuários quanto às práticas fraudulentas hoje em curso, até mesmo para que se protejam delas”, afirma Diana Herrera, gerente de crescimento da AllowMe.

Em 2022, 70% das tentativas de fraude no Brasil aconteceram em horário comercial, sendo a quinta-feira o dia da semana com maior incidência. A cada hora, foram mapeadas, em média, 17 tentativas de fraude realizadas com dispositivos comprometidos, sejam eles celulares ou computadores.

Em geral, estes aparelhos são assim identificados por estarem vinculados a uma série de perfis, por fazerem uso de técnicas para mascarar a sua identidade e/ou localização, como o uso de VPNs e outros recursos maliciosos.

Ainda segundo o levantamento, no último ano, 83% das transações criminosas foram realizadas via celulares. Dessas, 1% foi identificada como tentativa de fraude.

Já quando consideradas as transações realizadas pelos usuários por meio de computadores, que representam 17% do volume total, as tentativas de fraude tiveram incidência três vezes maior, proporcionalmente, representando 3% delas.

O estudo analisou dados do mercado digital brasileiro, incluindo sites, apps e contas digitais de janeiro a dezembro de 2022, em uma base de cerca de 20 milhões de contas abertas em plataformas online.

Conheça os principais golpes e como se proteger

Compra Confirmada

O golpe da Compra Confirmada é uma atualização do antigo golpe do Envelope Vazio. Com o aumento das transações bancárias digitais, hoje o fraudador faz um falso comprovante de depósito com os dados da vítima e o envia por e-mail ou aplicativo de mensagem, fazendo a pessoa acreditar que o valor já foi depositado e entregue o produto da venda. Quando a vítima percebe o golpe, o fraudador já está com o produto e deixa de responder as mensagens.

Como se prevenir

Só entregue o produto após a confirmação do depósito em sua conta bancária ou carteira digital. Mantenha a conversa pelos chats das plataformas e evite negociar por aplicativos de mensagens. Desconfie de mensagens ou e-mails que simulem comunicados oficiais das empresas, verifique o domínio do e-mail (xx@nomedaempresa) e veja sempre o status da negociação no site ou aplicativo da empresa.

Anúncio Falso

O fraudador insere o anúncio de um produto nas plataformas de compra e venda, com o objetivo de atrair as vítimas. Na maioria das vezes, o produto é 40% mais barato que o valor de mercado. Imaginando ser uma oferta real, a vítima faz o pagamento e não recebe o produto.

Como se prevenir

Utilize as modalidades de compra garantida das plataformas, que possibilitam reaver o valor pago em casos como esse. Ao optar por negociar diretamente, só realize o pagamento após receber o produto. Desconfie de preços muito abaixo dos valores de mercado e ao desconfiar de atitudes suspeitas, denuncie o anúncio, que será verificado pelas plataformas.

Roubo de Dados

Os fraudadores estão atentos a oportunidades para roubar dados das pessoas e os utilizarem em golpes futuros. Por isso, nunca compartilhe número de celular, endereço de e-mail, CPF e dados bancários com terceiros. Também desconfie de links enviados para preencher vagas de emprego, que não sejam em páginas oficiais de empresas ou recrutadoras. Mantenha sempre as conversas pelos chats das plataformas, que possuem ferramentas para garantir a privacidade dos dados.

Como se prevenir

Nunca compartilhe dados pessoais ou senhas, mantenha as conversas pelos sites das plataformas. Você não daria acesso aos seus documentos para qualquer pessoa no mundo físico, certo? Faço o mesmo no virtual.

Fonte: TV Minas

 

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