Um idoso de 60 anos está internado no Hospital Santa Lúcia, em Divinópolis, com suspeita de febre maculosa.

De acordo com o portal G1, a assessoria de comunicação da Prefeitura informou que técnicos da Secretaria Municipal de Saúde vão colher amostras de sangue do paciente para enviar à Fundação Ezequiel Dias (Funedi), que vai investigar.
Ainda de acordo com a Prefeitura, o caso é o primeiro registrado neste ano na cidade. Em 2018, foram confirmados sete casos de febre maculosa na cidade, 24 notificações e quatro óbitos,
O laudo com o resultado do paciente deste ano pode levar de 30 a 90 dias para ficar pronto.

De acordo com familiares da vítima, o idoso encontrou um carrapato no corpo há cerca de 15 dias e dias depois começaram os problemas de saúde.
Ainda segundo a família, a vítima procurou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto por quatro vezes, mas nenhum diagnóstico sobre o caso foi fechado.


“A médica me disse que tinha dado alteração do fígado e que podia ser hepatite viral. Deixou ele em observação, mas disse que não iria encaminhá-lo para internação em um hospital. Ele estava muito ruim. Meu tio esteve lá na UPA fazendo visita e ficou desesperado com a situação. Tirou ele de lá e levou para Formiga. Mas em Formiga disseram que não podiam tratá-lo, então voltamos e fomos para o Santa Lúcia, onde ele está há uma semana quase”, contou a sobrinha da vítima, Gislaine de Oliveira.
O hospital destacou que não informa estado de saúde de pacientes, devido a política interna. Contudo, a família também comentou que o estado de saúde do idoso é grave.


Casos de 2018
Os casos de febre maculosa começaram a surgir em junho do ano passado na cidade. A situação deixou as autoridades do setor de saúde em alerta. Como a doença é transmitida por meio da picada de carrapato, um trabalho de controle da proliferação do aracnídeo começou a ser desenvolvido na cidade.
Entre as ações, houve a interdição de locais com infestação ou risco de infestação de carrapatos, como os campos de futebol e escolas.
Em setembro, quatro campos de futebol foram interditados: um no bairro Candelária, um na rua Bom Sucesso (no bairro Porto Velho) e dois no bairro Manoel Valinhas.


Interdições que ainda permanecem
O Centro de Treinamento dos Bombeiros em Divinópolis foi interditado no inicio de setembro de 2019, depois que o o carrapato transmissor da febre maculosa foi encontrado no local. Conforme os bombeiros, a interdição tem caráter preventivo e foi determinada pela equipe de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura, após uma vistoria no local.

Já o Parque da Ilha ficou cinco meses fechado em 2018, foi reaberto em fevereiro deste ano, mas em maio teve novamente o fechamento recomendado pela Vigilância em Saúde devido a varreduras feitas pelos técnicos da Secretaria de Saúde, que novamente encontraram uma grande concentração de carrapatos no local.

COMPATILHAR: