O livro “Proesias” da escritora formiguense, Ana Dulce Pamplona, é a indicação de leitura da semana. Uma coletânea de contos, crônicas e poesias, nos quais a escritora convida os leitores a viajarem com ela.

Com uma narrativa envolvente, na parte inicial da obra, Ana escreve contos e crônicas sobre o cotidiano, fatos reais e outros frutos de sua imaginação.

Descreve também de forma bem realista, o que torna a obra bem recheada de experimentos biográficos, os acontecimentos de sua infância, juventude e maturidade, cujo cenário é a cidade de Formiga, sua cidade natal. E com certeza, esta visão faz com que o público formiguense se identifique com a obra.

Fatos comuns como uma criança a comer pipoca, ouvir a banda acompanhada do pai, também o perceber do apito da “Maria Fumaça” zunindo nos ouvidos, quebrando o silêncio da cidade; aquele vento que uiva anunciando a tempestade no “Beco do Suspiro”, local tão conhecido pelos formiguenses de outrora. Todo este contexto encanta as páginas do livro e provocam sorrisos no olhar dos leitores, parecendo dizer: – conheço esta terra, este acontecimento me é familiar…

Já na fase final, a poesia desperta atenção e emoção dos apaixonados por este estilo literário, desperta sentimentos de alegria ao citar: como o dia está lindo e eu estou mais… o amor é líquido: caminha, flutua, driblando obstáculos… o cheiro da escrita, a cor das letras, se referindo à biblioteca. E sem faltar a dura realidade, que explode de tristeza, pois a escritora cita a demolição da igreja do Rosário; a solidão quando é uma escolha doentia e impraticável e também os certos dias tristes que pesam toneladas. Do choro, do fracasso… assim ela vai arrematando suas ideias… Finaliza falando também do ano novo que chega e do ano velho que adormece…

Tão cheio de verdades, de emoção, de sentimentos que nos envolve no dia a dia, que torna o cotidiano tão igual e ao mesmo tempo tão diferente.

Quer conhecer esta obra maravilhosa de uma grande cidadã formiguense? Vá até a Biblioteca Pública Dr. Sócrates Bezerra de Menezes, Praça São Vicente Férrer, 140, Centro de Formiga, onde o livro “Proesias” e muitos outros esperam por você.

Foto: Biblioteca Pública

Fonte: Biblioteca Pública

 

COMPARTILHAR: