A dica de leitura desta semana é o livro “O Avô de Margareth”.

O projeto “No Meio do Caminho tem um Livro” é idealizado pelas três bibliotecas de Formiga.

Nesta obra, a autora Vera Dias, conta a história de um avô como tantos outros.

Com centenas de histórias para contar, mas o avô ficava o dia inteiro admirando uma parede branca, sentado a uma poltrona no canto da sala. Havia nele algo muito diferente e a neta Margareth conseguia ver, desde pequena ela só o conhecia por num repente, começar a soltar palavrões, xingar os moveis e utensílios da casa.

Com muita curiosidade ficava questionando a todos da casa por que o avô não conversava, não sorria, nem se mexia, ficava o dia inteiro sentado naquela poltrona.

Até que um dia a cozinheira deixou escapar que era tristeza, saudades da avó Dora que se foi a uns dez anos atrás. A menina ficou admirada e resolveu que de tristeza ele não ia ficar. Começou a brincar na sala perto dele, mesmo quando ele estava atacado, falando palavrões…até que um dia os pais resolveram que não era para a menina ficar incomodando o avô na sala…ela ficou muito chateada e começou a encontrá-lo as escondidas.

Numa noite quando ao passar pelo quarto dos pais ela ouviu uma conversar entre os dois: ‘querida vamos ter que internar seu pai num hospício, pois ele está se tornando perigoso para Meg (Margareth) ”. A menina ficou inconformada, adormeceu com a certeza que tinha uma missão: salvar o avô e a si.

Levantou cedo, era uma manhã de domingo…acordou o avô, contou seu plano. Ajudou a colocar seus sapatos, e saíram pela porta dos fundos rumo ao parque de diversão, pois acreditava ela que ali não os encontrariam.

A missão deu certo? Fugir foi a melhor opção? Muitas aventuras, algodão doce, pipocas…. Tiveram um final feliz… A missão foi cumprida? Ficou curioso com o final desta história tão emotiva?

Este é um livro sobre amor e respeito, que expressa o valor que um gesto acolhedor pode significar na vida de todos nós.

A Biblioteca Osório Garcia tem à disposição esta e várias outras obras, para encantar seus leitores. Espera você na Rua Alfa, 59, no Bairro Ouro negro.

Fonte: Bibliotecas Públicas

Foto: reprodução Amazon

 

COMPATILHAR: