O professor do Unifor-MG, Andrei Pereira Pernambuco, que leciona nos cursos de Fisioterapia, Biomedicina e Educação Física, colaborou como autor de um dos capítulos do livro: “Melatonin, Neuroprotective Agentsand Antidepressant Therapy”.

A obra é editada pela conceituada Editora Springer e é uma das mais atuais e importantes relacionadas ao papel do neurohormônio Melatonina em doenças neurodegenerativas, psiquiátricas, distúrbios do sono e desordens comportamentais. O livro possui 51 capítulos, 921 páginas e contou com a colaboração de mais de 200 pesquisadores de diversas partes do mundo.

O capítulo produzido pelo docente do Unifor-MG é o de número 12 e está intitulado “Melatonin in Clinical Status ofPatientswithFibromyalgiaSyndrome”. Nele, são tratadas as questões que envolvem a melatonina na fisiopatologia, quadro clínico e o tratamento da fibromialgia.

Duas pesquisadoras contribuíram com a escrita do capítulo: professora Marina de Barros Pinheiro, Fisioterapeuta, membro do ArthritisandMusculoskeletalResearchGroup (AMRG), Facultyof Health Sciences, The Universityof Sydney, Austrália; e a professoraDébora D’Ávila Reis, Farmacêutica e docente do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte.

Andrei conta que o convite para participar desse projeto partiu do professor Venkataramanujan Srinivasan, que infelizmente faleceu antes da publicação da obra.

“O professor Srinivasan leu um artigo meu na Clinicaland Experimental Rheumatology sobre o tema. Gostou do artigo e entrou em contato comigo para verificar o meu interesse e minha disponibilidade para participar do projeto. Como não podia ser diferente, o convite foi prontamente aceito”, ressaltou.

Após a morte do professor Dr. VenkataramanujanSrinivasan, a sua filha, Dra. Veda Srinivasan e o Dr. Francisco Lopez Munhoz assumiram o projeto até sua conclusão em dezembro de 2016. O livro está à venda no Brasil na www.amazon.com e no site da Editora Springer – www.springer.com – na versão impressa e on-line.

 

 

Fonte: Unifor-MG ||

COMPATILHAR: