A Secretaria de Educação implantará o projeto “Educando com a Horta Escolar” em várias escolas da rede municipal em Formiga.
A iniciativa partiu do chefe da pasta, Cid Corrêa, e visa melhorar o ensino e auxiliar no combate à fome, à desnutrição, às deficiências de micronutrientes e às enfermidades produzidas por alimentação excessiva ou inadequada.
“O projeto Educando com a Horta Escolar objetiva a formação e o cultivo de hortas escolares orgânicas, com produção de verduras e legumes, assim como a promoção de uma nova abordagem curricular, que desenvolva práticas escolares mais dinâmicas, prazerosas e contextualizadas com a realidade social dos educandos, reafirmando a importância da discussão integrada das seguintes temáticas: alimentação, nutrição, meio ambiente e currículo escolar”, explicou Cid.
Inicialmente, devido ao melhor espaço físico, o projeto será implantado nas seguintes instituições de ensino: Escola José João de Melo, da comunidade rural de Fazenda Velha; Escola Papa Pio XII, no bairro do Rosário; Escola Célia de Melo, na Lajinha; e Escola Benedita Gomide Leite, no Vargem Grande.
O secretário explicou que a elaboração do projeto teve como base a situação da saúde pública do Brasil que, desde os anos 80, começou a ver um aumento alarmante de 240% em doenças como diabetes, hipertensão arterial e obesidade, juntamente com os males oriundos da subnutrição.
“A horta escolar proporcionará uma grande variedade de verduras e legumes, como: couve, cenoura, beterraba, almeirão, alface, salsinha, cebolinha e outros.Assim, estaremos gerando alimentos a baixíssimo custo para o lanche das crianças e permitiremos, inclusive, que outras escolas da rede sejam beneficiadas, o que vai gerar muita economia, além, é claro, dos ensinamentos práticos e teóricos. Tudo isso reforça a importância que a escola tem no desenvolvimento da comunidade”, destacou Cid Corrêa.
O que o Projeto favorece:
- Promoção da segurança alimentar e nutricional do aluno no contexto do direito humano à alimentação adequada;
- Intensificação da educação alimentar e nutricional no cotidiano da prática educacional da rede municipal de ensino;
- Intercâmbio de conhecimentos e de experiências entre entidades envolvidas com a promoção da alimentação saudável;
- Respeito à diversidade cultural e à preferência alimentar local do Município;
- Melhoria da qualidade da educação nas escolas envolvidas e nas demais escolas do município.
Objetivos do projeto
- Promover estudos, pesquisas, debates e atividades sobre as questões ambiental, alimentar e nutricional;
- Oportunizar trabalhos escolares dinâmicos, participativos, prazerosos, inter e transdisciplinares;
- Estimular descobertas e inovações tecnológicas na escola;
- Gerar aprendizagens múltiplas;
- Integrar os diversos profissionais da escola por meio de estudos e pesquisas sobre o tema currículo escolar;
- Interferir nos indicadores de desempenho dos educandos, ou seja, melhorar, significamente, os resultados de aprendizagem;
- Oportunizar a participação da comunidade nas atividades escolares;
- Propiciar o comprometimento dos educandos com o ambiente e a saúde comunitária;
- Reeducar e estimular um estilo de alimentação saudável;
- Gerar relações interpessoais mais respeitosas das individualidades e diversidades, além de práticas humanas mais cooperativas, solidárias e fraternas.
O secretário adjunto de Educação, Alex Arouca, a analista do Departamento Pedagógico, Rosane Aparecida, e Cid participaram da elaboração do projeto
Fonte: Secom/Formiga||
Receba as publicações do Últimas Notícias em primeira mão no nosso grupo do WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/DoD79bcrBLZIqK6nRN2ZeA