Um evento voltado para a terceira idade com o tema “Envelhecendo com qualidade” será realizado no dia 29 de março na Una Divinópolis. A ação marca o início do projeto “A terceira idade faz, conhece, aprende e joga” que irá ofertar cursos gratuitos para pessoas com mais de 60 anos.

O projeto “Universidade Aberta” disponibilizará 2.870 vagas em Divinópolis em diferentes opções de cursos. As inscrições já podem ser feitas através do link: https://forms.office.com/r/Gy6dDk7z00

No projeto serão disponibilizados os cursos nas seguintes áreas:

  • Direito,
  • Educação Financeira,
  • Fitoterapia,
  • Chi Kung,
  • Informática e
  • Saúde e bem-estar.

Os cursos serão ministrados na UNA Divinópolis e também nos bairros Danilo Passos, Santo Antônio dos Campos (Ermida), Nossa Senhora das Graças e Jardinópolis.

O intuito é proporcionar a integração e troca de conhecimentos entre os jovens e idosos, utilizando da interdisciplinaridade, participação social e promoção à saúde.

De acordo com o coordenador do projeto, Wagner Almeida, “muitas vezes, o sistema de suporte informal do idoso se restringe ao convívio com a família, tendo em vista que o fim do exercício da atividade profissional tende a gerar uma maior inatividade e uma consequente redução da convivência cotidiana com amigos e colegas”.

O projeto “A Terceira Idade Faz, Conhece, Aprende e Joga” (Universidade Aberta à Pessoa Idosa) já acontece nos municípios de Contagem, desde 2017, e em Belo Horizonte, desde 2018.

Ambos os projetos juntos beneficiaram mais de 3.327 idosos no ano de 2019 e envolveram 68 alunos bolsistas de graduação e 37 professores, que atuam como instrutores de oficinas.

 

Fonte: Portal Gerais

 

COMPATILHAR: