Na quinta-feira (29), durante reunião na sede do Ministério Público, ficou definida a implantação do projeto ambiental ?Plante um Ipê?. Participaram do encontro a Promotora de Justiça, Luciana Imaculada de Paula; o secretário de Gestão Ambiental, Paulo Coelho; a bióloga e coordenadora de laudos e Licenciamentos Lílian dos Reis Souza e o vereador Cid Corrêa/PR.
A iniciativa de idealizar o projeto ?Plante um Ipê?, foi do vereador e tem como objetivo a recuperação da mata ciliar do rio Formiga, formar um ponto turístico na época da florada dos ipês e incentivar a educação ambiental.
O projeto consiste no plantio de espécies nativas nas margens do rio Formiga, sendo que a primeira etapa contará com o plantio de 500 mudas de ipê, das cores amarelo, branco, roxo e rosa.
Serão parceiros do projeto a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental, o Ministério Público, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e as empresas: Supermercado ABC, Arapé, Formicores e Nasa Engenharia.
Uma das intenções do projeto é mobilizar alunos das escolas de Formiga para auxiliarem no plantio das mudas, o que despertará a consciência ambiental nesses alunos.
Segundo Cid Corrêa, a recuperação das matas ciliares ajuda na prevenção contra enchentes, previne erosão e assoreamento dos rios, além de ajudar na preservação dos lençóis freáticos e na redução do calor. ?Na época da florada, os ipês viram uma verdadeira atração turística, o que incentiva na preservação do meio ambiente e embeleza nossa cidade?,ressaltou o vereador.

COMPATILHAR: