A presidente Dilma Rousseff quer aproveitar a crise internacional para reduzir a taxa básica de juros para pelo menos 9% no ano que vem, mas com cautela, segundo fontes do governo, para evitar que a inflação coloque em risco o consumo da nova classe média. A estratégia embute o risco de os preços continuarem elevados, com a inflação rodando acima da meta do governo por mais tempo que o desejado, o que corrói o poder de compra do consumidor.
O plano de voo traçado pelo Planalto e relatado à reportagem por dois ministros e um secretário de governo, prevê uma queda de 3 pontos porcentuais na taxa Selic, hoje em 12%. O corte seria possível, na avaliação do governo, porque a crise internacional provocaria queda de preços. A ordem é cortar juros, mas sempre dizendo que o ritmo vai ser determinado com prudência.
Para o Planalto, ainda há margem de manobra para que a Selic caia, depois que o BC cortou a taxa preventivamente, em agosto, em meio ponto porcentual. Estamos tomando todo o cuidado para que o excesso de remédio não prejudique o paciente, resumiu o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. O governo vai zelar para que aqueles que ascenderam a um nível de consumo maior não percam isso de jeito nenhum. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

COMPATILHAR: