O Projeto Santuário das Águas, também conhecido como Barraginhas, já apresenta seus primeiros resultados de forma surpreendente. De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Zenaido Lima da Fonseca, em lugares que antes não tinham água, o solo já apresenta sinais da infiltração.
Em Formiga foram construídas 250 barraginhas. O projeto visa revitalizar mananciais, recuperar rios e amenizar enchentes. São construídos miniaçudes em frente de cada enxurrada. Eles devem ser espalhados por pastagens e beiras de estradas, desta forma as barragens recolhem toda água da chuva, que se infiltrará na terra. A cada chuva, elas voltam a encher. Isto deve repetir 10 a 12 vezes, e as barraginhas, além de segurar as enxurradas e conter os processos erosivos, alimenta os lençóis freáticos e aqüíferos. As barraginhas possuem aproximadamente 8 metros de raio e capacidade de armazenamento e 200 mil litros de água.
É uma satisfação ver o trabalho dando certo, caminhando para a direção que sempre quisemos. Só não esperávamos um resultado tão rápido, comentou técnico agrícola Gustavo Bahia Leite.
Segundo o Zenaido Fonseca, uma das barraginhas que mais chamou a atenção foi uma construída próximo ao Porto Mineiro de Grãos. De acordo com Fonseca, foi surpreendente a rapidez do resultado nessa região. No local, a água está brotando no solo à uma distância de 30 metros da barraginha.
Esse resultado mostra que o trabalho vale a pena. É uma benção!, comentou o Secretário.

Comentários
COMPATILHAR: