O problema de atendimento e horário dos médicos nos postos de saúde está em partes resolvido. Mas conforme explicou a secretária de Saúde, Luíza Flora, o Programa de Saúde da Família (PSF) Nirmatele, no bairro Ouro Negro, está sem médico há cerca de um mês. O profissional que atendia no local pediu exoneração do cargo e a secretaria ainda não conseguiu colocar outro no lugar.
Um profissional se apresentou para assumir o PSF, mas ele já trabalha em outra unidade. Até que se resolva a questão, os pacientes são orientados a se dirigirem a unidades de saúde vizinhas e, se for o caso, se direcionarem ao PAM.
No posto de saúda do bairro Água Vermelha, o médico também chegou a pedir demissão, mas ainda está atendendo no local.
Sobre os atendimentos no PAM, Luiza Flora conta que continua apenas um profissional por plantão, mas que já diminuíram bastante os casos. ?Demora ainda existe, mas já diminuiu bastante?, enfatiza. No total, cinco profissionais se revezam no atendimento. Existe um projeto de um ambulatório à parte, assim, ficaria um profissional para atender exclusivamente às emergências e os casos eletivos seriam em um atendimento à parte. Entretanto, a secretária justifica que não conseguiram o espaço adequado.

COMPATILHAR: