Os delegados do Diretório Municipal do PT aprovaram ontem, por ampla maioria, a formação de uma aliança para as eleições municipais tendo como cabeça-de-chapa um nome do PSB. Além disto, eles deixaram os caminhos abertos para uma coligação com o PSDB, que poderá ser formal. O governador Aécio Neves (PSDB) junto com o prefeito Fernando Pimentel (PT) traçaram esta proposta que foi aprovada. Então o PSDB pode e deve participar da coligação, admitiu ao final da reunião o presidente municipal do partido, Aluísio Marques.
Concorreram na eleição a tese proposta por Pimentel e a do grupo do ex-deputado estadual Rogério Correia, que defendia uma candidatura própria em uma composição com legendas da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Depois que os delegados aprovaram a proposta do prefeito, Correia apresentou uma emenda à tese que proibia qualquer tipo de aliança com o PSDB. A emenda foi colocada em votação e derrotada por maioria, o que deixou clara a intenção do PT de caminhar oficialmente com os tucanos.
Para a maior parte dos militantes petistas que deu aval à tese, ter o PSB na cabeça-de-chapa significa lançar a candidatura do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Marcio de Lacerda. Já os que são contra a dobradinha devem aumentar a pressão para dar a vaga de candidato à ex-reitora da Universidade Federal de Minas Gerais, Ana Lúcia Gazzola.
Este grupo, que é capitaneado pelo ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, com o apoio do ministro da Secretaria Geral da Presidência, Luiz Dulci, decidiu boicotar o encontro já prevendo a derrota.
Nos bastidores, a direção nacional do PT, que demonstrou descontentamento com a tese de Pimentel, pode não interferir na decisão municipal caso o prefeito consiga emplacar o nome de Lacerda. Petistas defensores da dobradinha já teriam recebido a garantia do presidente nacional da sigla, Ricardo Berzoini, de que a decisão do diretório regional será respeitada. O representante da direção nacional da sigla, Romênio Pereira, disse que o resultado deve sensibilizar os integrantes da direção nacional. Com a decisão de ontem, o PMDB fica excluído da chapa.

Única chance dos descontentes
O presidente Luiz Inácio Inácio Lula da Silva (PT) deverá interferir nos rumos da sucessão em Belo Horizonte. O grupo do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias (PT), espera que ele cobre do prefeito Fernando Pimentel (PT) consenso em torno de uma proposta. Como não existe unidade na sigla, Lula poderia pedir ao prefeito que desista de emplacar o nome do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Marcio de Lacerda.
Lula desembarca em Belo Horizonte na próxima quinta-feira e deve vir acompanhado dos ministros Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) e Luiz Dulci (Secretaria da Presidência). Os dois ministros devem conversar com o presidente no avião, durante a viagem à capital.
Já Pimentel, expõe seus argumentos ao presidente assim que desembarcar em Belo Horizonte. O grupo ligado a ele avalia que se Lula pedir outro nome, serão obrigados a acatar à solicitação. No entanto, os aliados do prefeito apostam que Lula irá manter posição neutra devido à votação dos delegados do PT. Neste caso, o grupo de Pimentel se veria livre para negociar o nome do secretário. Não está descartada a hipótese de uma reunião entre Lula e as lideranças na capital.

COMPATILHAR: