Você já se perguntou qual é a ligação do refrigerante Soda com a soda cáustica? Tudo começa com uma planta chamada Salsola soda, usada para produzir carbonato de sódio, um importante composto químico. Com o tempo, o termo “soda” passou a ser associado não apenas à planta, mas também aos compostos químicos derivados dela.

O termo “soda” em refrigerantes vem do uso de sais de sódio, como o bicarbonato de sódio, no processo inicial de carbonatação. A carbonatação dá aos refrigerantes a característica efervescente.

Em inglês e algumas outras línguas, o termo “soda” passou a se referir a essas bebidas gasosas. Foi assim no Brasil também.

A Soda Limonada Antarctica foi lançada no Brasil em 1912. Era, portanto, uma soda sabor limão. Até que Soda virou sinônimo de refrigerante sabor limão por aqui. O “soda” na soda cáustica também se refere a um componente de sódio. É o hidróxido de sódio, um composto alcalino tóxico e corrosivo, usado em vários processos industriais, como a fabricação de sabão e produtos de limpeza.

 

Fonte: Guia dos Curiosos

 

COMPARTILHAR:

Receba as publicações do Últimas Notícias em primeira mão no nosso grupo do WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/DoD79bcrBLZIqK6nRN2ZeA