Um helicóptero caiu próximo a residências, na área do Parque da Rocinha, na Zona Sul de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (19).

Duas pessoas que estavam na aeronave foram socorridas com vida, conscientes e levadas a hospitais.

O acidente ocorreu sete minutos após a aeronave, que fazia um voo de teste, decolar do Aeroporto de Congonhas. O helicóptero decolou às 10h46 e a queda ocorreu às 10h53.

O piloto, Lucas Pereira de Almeida, de 51 anos, foi levado pelo Helicóptero Águia, da PM, para o Hospital das Clínicas com traumatismo craniano.

Já a segunda vítima, o mecânico Jorge Douglas, de 38 anos, sofreu fratura nos membros inferiores e foi encaminhado pelo SAMU para o Hospital Jabaquara.

O local onde ocorreu a queda é bem próximo ao Aeroporto de Congonhas. A suspeita é a de que o piloto tenha feito um pouso forçado, de emergência, após decolar.

Em nota, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), afirmou que foi acionado e irá investigar as causas do acidente envolvendo a aeronave de matrícula PP-BDL.

A aeronave foi fabricada em 2013 e pode transportar até seis pessoas. Trata-se de um monomotor turbina.

Por volta das 12h, uma equipe de funcionários da Infraero, responsável pelo Aeroporto de Congonhas, foi ao local do acidente.

Socorro feito por moradores

Um morador que presenciou a queda de um helicóptero nesta quarta-feira (19), na Zona Sul de São Paulo, contou para a reportagem da TV Globo que a aeronave ia cair na favela, mas que o piloto desviou e foi para a área do Parque da Rocinha.

Ele e outras pessoas que estavam perto do local retiraram as duas pessoas a bordo

“Estava passeando com meu cachorro. De repente o helicóptero veio girando e girando. Ia cair dentro da favela, mas o motorista desviou e caiu de bico. Começou a vazar vários tipos de gasolina. Tiramos eles. Estávamos preocupados com os ocupantes de morrerem queimados. Nós nem pensamos na nossa vida, só queríamos tirar eles”, diz o motoboy Fabio Silva.

 

Fonte: G1

COMPATILHAR: