Na terça-feira, no Salão Nobre do Unifor-MG ?Eunézimo Lima?, foi realizada a formatura dos alunos do Colégio de Aplicação ? Escola Infantil Corujinha e da Escola Pingo de Gente no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar, em todos os estados do país.
O evento contou com a presença de autoridades policiais, diretoras das escolas, empresários, representantes da Secretaria de Educação de Formiga, além de convidados. Vários pronunciamentos foram feitos pelos componentes da mesa de trabalhos, enfatizando a importância do programa na vida das crianças e adolescentes, além de alertar familiares e alunos para o problema das drogas e da violência em todo o mundo, sendo essencial o conhecimento, por parte dos estudantes, da necessidade de dizer ?não? no momento certo, evitando problemas futuros.
Um vídeo institucional sobre o programa foi apresentado e a música-tema foi interpretada pelos alunos, junto ao mascote Leão Proerd. Três alunos foram premiados pelo Unifor-MG por escreverem as melhores redações sobre o programa.
O programa
O Proerd é um programa de caráter social e preventivo, colocado em prática por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. É desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante quatro meses em média, nas escolas de ensino público e privado, para alunos que estejam cursando 5o ou 7o ano do Ensino Fundamental. Os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica e em grupos cooperativos. Nas aulas, são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais, para que crianças e jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável. O programa também é desenvolvido junto à família, em um curso específico para pais ou responsáveis.

COMPATILHAR: