Na terça-feira passada, 02, 20 associados da RECIFOR ? Associação de Recicladores de Formiga ? participaram do VII Festival Lixo e Cidadania, realizado na capital mineira. Este ano o tema foi ?Os 60 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos?.
O objetivo do evento é promover o intercâmbio de experiências e a busca de alternativas ao modelo atual de desenvolvimento sócio-econômico e ambiental do país, através de conferências, debates, oficinas práticas de reaproveitamento, exposições e feiras de produtos reciclados, dentre outras atividades.
Além de discutir de modo amplo, crítico e construtivo a temática ?Lixo e Cidadania?, o Festival tem uma programação cultural diversificada, com oficinas para educadores e estudantes, apresentações teatrais de grupos formados por catadores e ex-moradores de rua, shows culturais com artistas que orientam seus trabalhos pela idéia da reciclagem musical.
Mais de mil pessoas de todo os Estado estiveram presentes no evento, eles fizeram uma passeata pelo centro da capital, para reivindicar os direitos dos catadores e pedir mais apoio ao poder público. Esse evento é uma tradição que se reafirma e é uma demonstração pública das inesgotáveis possibilidades da ética da inclusão.
De acordo com o presidente da Associação Francisco Carlos da Silva ? Chicão ? o evento foi muito produtivo. ?Pude perceber que aqui em Formiga nós estamos muito a frente das outras cidades, até mesmo dos recicladores de Belo Horizonte. Nossa Associação está forte e aqui nós temos apoio da Prefeitura, da Secretaria de Gestão Ambiental e da Promotoria de Meio Ambiente?.
Na quinta-feira, 04, está programado que os recicladores se reúnam com a Promotora de Meio Ambiente e com representantes da Prefeitura. O objetivo é unir os catadores da rua com os catadores do aterro. Chicão disse que é necessário que os de rua se associem a RECIFOR para trabalhar na usina de triagem. Os associados terão um curso para se habilitarem com o maquinário da usina.

COMPATILHAR: