?Transparência Cidadã? é o nome da nova rede social disponibilizada desde o dia 28 de março de 2011. Uma iniciativa da Associação Transparência Municipal (ATM), a Transparência Cidadã visa integrar os cidadãos à administração pública, órgãos de controle externo e imprensa no combate à corrupção.
Na Transparência Cidadã, por meio de uma interligação voluntária e responsável, pessoas físicas, jurídicas, públicas e privadas podem cooperar para a melhoria da qualidade dos serviços públicos municipais, auxiliando na fiscalização da aplicação do dinheiro público, no combate à corrupção e na promoção da gestão transparente dos municípios. Para isso, os usuários podem utilizar o espaço da nova rede social para publicar idéias, propostas, análises, notícias, informações, denúncias, reclamações, fotos, vídeos e documentos que sugiram melhorias dos serviços públicos, identificados atos de corrupção, deficiências de equipamentos, instalações, serviços e problemas nos distritos, povoados, ruas e bairros das cidades brasileiras.
Tais idéias, análises, notícias e denúncias publicadas na Transparência Cidadã,por meio de cadastramento prévio de emails, serão enviadas simultaneamente para jornalistas, promotores públicos, tribunais de contas, ouvidorias públicas, blogs e outros veículos de imprensa, ou para quem mais possa interessar, contribuindo para uma maior divulgação e repercussão do conteúdo postado no ambiente online.
A Transparência Cidadã foi concebida para ser um ambiente amplamente democrático, que permite que as pessoas não só exponham problemas, mas também interajam, contestando ou concordando com as manifestações feitas por outros usuários.
Para cada usuário uma função
Cidadão Tem papel primordial na Transparência Cidadã, é seu direito informar o que está acontecendo no seu município. Sua informação ganhará visibilidade e ficará disponível para que todos possam ler e comentar. Quanto mais dados, documentos, vídeos e fotos forem adicionados a uma informação, mais completa ficará para visualização e contribuição dos outros cidadãos usuários da Transparência Cidadã.
Órgão de controle externo Poderá acompanhar o que está sendo informado na Transparência Cidadã, e se julgar necessário, solicitar maiores informações das entidades envolvidas.
Administração Pública Como parte diretamente envolvida no que será informado pelos cidadãos, terá ampla liberdade para se cadastrar, responder e informar a todos os envolvidos sobre os acontecimentos em que é mencionada. Terá na Transparência Cidadã, uma aliada para entrar em contato diretamente com o cidadão, sem intermediários, tendo um canal de relacionamento aberto, livre e totalmente transparente.
ImprensaComo são órgãos de divulgação de informações, poderão acompanhar o que está sendo escrito na Transparência Cidadã, e divulgar em seus respectivos veículos o que achar mais importante, aumentando ainda mais, o poder de alcance da Transparência Cidadã, além disso, cumprindo um relevante papel social, informando e conscientizando a sociedade de seus direitos e deveres, resgatando assim a cidadania de cada cidadão pela informação.
Para usar a Transparência Cidadã o usuário deve criar uma conta no site www.transparenciacidada.org.br ou www.tmunicipal.org.br/oim, por meio do Observatório de Informações Municipais.

COMPATILHAR: