A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, informa que foram registrados em Formiga dois casos de dengue hemorrágica. Os pacientes, uma mulher adulta e um homem idoso, estão internados no CTI da Santa Casa de Formiga.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica e Ambiental, até a Semana Epidemiológica “8” de 2022, o índice de notificações por arboviroses (dengue, chikungunya e zika vírus) foi de 25,04%. No entanto, até a Semana Epidemiológica “8” de 2023, o índice é de 123,74% de casos notificados, o que mostra a gravidade da situação.

A administração municipal pede à população formiguense que intensifique as ações de combate ao mosquito transmissor.

A equipe de Endemias está atuante. Já foi realizado o bloqueio de transmissão, que consiste em eliminar o mosquito adulto e, assim, evitar que novos mosquitos sejam infectados.

Dentro dessa atividade foram realizadas, também, visitas domiciliares, com eliminação de criadouros, mutirões de limpeza e aplicação do “fumacê costal”.

A Prefeitura destaca que, no entanto, é necessário que a população se sensibilize e entenda que a melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando água armazenada que pode se transformar em possível criadouro, seja em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e, até mesmo, em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

 

Fonte: Decom

 

 

 

COMPATILHAR: