Coordenador, professores e alunos do curso de Serviço Social do Unifor-MG participaram de Conferências Municipais de Assistência Social, realizadas em várias cidades do Centro-Oeste de Minas Gerais, entre os meses de junho e agosto.

As Conferências Municipais de Assistência Social são espaços deliberativos que têm como objetivo debater e avaliar a Política Nacional de Assistência Social. O público-alvo das conferências é composto por usuários, trabalhadores, entidades e gestores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Este ano, as conferências tiveram como tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”. Na ocasião, o SUAS foi avaliado em seus 10 anos de implantação e, das deliberações originadas a partir das conferências, será traçado o plano decenal que guiará as ações da assistência social nos próximos 10 anos. Trata-se de um processo democrático que possibilita o estabelecimento de canais de interlocução entre Estado e sociedade.

O coordenador do curso de Serviço Social, Warles Rodrigues Almeida, os professores Bruno Alvarenga Ribeiro, Jaqueline Souza, Nirlanda Gliceia e a egressa do curso de Serviço Social, Joice Alvarenga contribuíram para o fortalecimento desse processo, participando como organizadores, conferencistas e dirigentes de grupos de discussões nas cidades de Candeias, Formiga, Japaraíba, Leandro Ferreira, Boa Esperança, Lavras, Pains, Arcos, Córrego Fundo, Pimenta, Cláudio e Piumhi.

Os professores tiveram a oportunidade de aproximarem o universo acadêmico do cotidiano da Política de Assistência Social. Dessa aproximação, muitas reflexões importantes foram suscitadas, o que demonstra que o diálogo da academia com a sociedade pode contribuir para o fortalecimento da política e para o exercício da cidadania.

 

De acordo com o professor Bruno Alvarenga Ribeiro, no final, todos acabam sendo beneficiados. “Ganha a política e ganha também a academia ao trazer para dentro do seu universo as demandas dos trabalhadores, gestores e usuários, pois essas demandas são transformadas em reflexões que alimentam a formação dos alunos do curso de Serviço Social do Unifor-MG”, destacou. 

Unifor-MG

COMPATILHAR: